Centro Cultural Raoul Messnier
A nova praça Raoul Mesnier que projectamos é um espaço amplo mas acolhedor. Existe um parque de infância na zona norte que a remata na aproximação do edifício residencial existente.
Do lado oposto da praça aparece o alçado principal do centro cultural. Este alçado é principalmente horizontal, contornado por uma pala de linhas curvas como a felicidade, e atrás dele duas torres, baixas e sólidas. Do cimo das torres podemos olhar alto para o vale de Braga, a cidade das torres, e longe para a luz do sul.
O espaço interior é tão convidativo e luminoso que sem refletir o usuário entra nele e na serenidade, esquecendo o dia que passa. Esquece o motivo prático que o trouxe ao edifício de serviços, e lembra-se das coisas que gosta.
De um ponto de vista programatico, o edifício abriga os novos autocarros eletricos dos quais de forma muito pioneristica a cidade de Braga já está a dotarse. O centro é tecnologicamente avançado para que meios tão eficientes tenham o necessario apoio a manutenção.
O objectivo estrategico de longo prazo é a regeneração desta parte da cidade, que concretiza-se atravez do desenvolvimento economico e social que começará logo a seguir da construção ser terminada.
Tudo isso é feito com um relativa economia de meios, graças a uma escolha dos materiais guiada pela optimização. A concretização do projecto é acompanhada pela união europeia e sustentada pelos beneficios de longo prazo que o projecto oferece.
Drawings
ENG
Project name: COM- Centro operações e mobilidade
Year: 2017
With: Pedro Leite,
Project team: Orlando Jorge Silva, Daniel Pereira, Pablo Hernandez Esteban, Ana Soares, Yashwin Dev, Ciprian Buzdugan, Stefania Bors, Vilém Kocab, Kátia Sousa
Renderings: Ciprian Buzdugan